Em 2025, o ObservaCoI consolidou sua atuação a partir de três eixos estratégicos: produção e difusão do conhecimento, formação e apoio à incidência. Veja os destaques em cada um dos eixos:
1. Produção e difusão do conhecimento
Neste eixo, destacam-se publicações que contribuíram para qualificar o debate público sobre conflitos de interesses e determinantes comerciais da saúde:
- Glossário Digital do ObservaCoI, que reúne definições de termos-chave como conflitos de interesse e interferência comercialComportamentos e práticas de atores comerciais e seus aliados que visam interromper, atrasar ou enf..., com linguagem acessível e rigor conceitual.
- E-book “Conflitos de Interesse na Agenda Nacional de Alimentação e Nutrição: Desafios e Perspectivas”, elaborado a partir das reflexões apresentadas no webinário de lançamento.
- Artigos científicos e de opinião, entre eles:
- Atividade política corporativa no âmbito da tributação de bebidas açucaradas no Brasil, publicado na revista DEMETRA – Alimentação, Nutrição & Saúde (maio/2025);
- Emergência nutricional no território Yanomami: ações para enfrentamento da fome e sua interface com os determinantes comerciais da saúde, publicado nos Cadernos de Saúde Pública (Fiocruz) (novembro/2025);
- É preciso responsabilizar quem provoca sistemas alimentares insustentáveis, publicado no Nexo Políticas Públicas (dezembro/2025).
2. Formação
Ao longo do ano de 2025, ampliamos nossas ações formativas e de diálogo com diferentes públicos:
- Realizamos a 2ª edição do minicurso “Tem Conflito Aí?”, além de dois webinários, disponíveis no nosso canal do YouTube:
- Participamos do 14º Abrascão, com destaque para:
- O minicurso “Captura corporativaProcesso pelo qual os atores comerciais, a partir de seu papel privilegiado diante de outros grupos ... na saúde e nutrição: a interferência do setor privado, suas práticas e possíveis implicações”;
- A mesa-redonda “Determinantes comerciais da saúde e sindemia global de obesidade, desnutrição e mudanças climáticas”;
- Apoio a atividades de parceiros e apresentação de três trabalhos científicos.
- Ministramos mais de 10 aulas e palestras em instituições de ensino e organizações parceiras, incluindo: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.
3. Apoio à incidência
Neste terceiro eixo, estabelecemos parcerias estratégicas com o FNDE/MEC e a OPAS/OMS para a realização do mapeamento de interações com atores não estataisTermo que pode ser utilizado para se referir a organizações não governamentais, atores do setor p... no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), contribuindo para o fortalecimento da governança e da transparência nas políticas públicas.
Fortalecimento institucional
Em 2025, também avançamos na estruturação institucional do ObservaCoI, com a criação do Conselho Consultivo e a implementação do Plano Estratégico de Comunicação, com o lançamento e a consolidação das nossas redes sociais.
E em 2026 tem muito mais!
Continue acompanhando o nosso trabalho.

