Sportwashing

Atividade deliberada e intencional realizada por um ator (que pode ser estados autoritários, corporações ou indivíduos) para explorar eventos esportivos (grandes ou pequenos) ou atividades relacionadas (como aquisições de clubes e a nomeação de arenas esportivas) com o objetivo de melhorar sua imagem e reputação. O sportswashing visa desviar a atenção de informações negativas sobre o ator (por exemplo, violação dos direitos humanos, adoção de políticas controversas etc.) e construir associações positivas. Pode ser considerado uma forma de propaganda (Skey, 2022; Bergkvist, 2024). 

Para conhecer outras ações semelhantes, ver Lavagem corporativa.

Referências:

  • Bergkvist L, Skeiseid H. Sportswashing: exploiting sports to clean the dirty laundry. International Journal of Advertising. 2024:43(6),1091–09.
  • Skey M. Sportswashing: Media headline or analytic concept?. International Review for the Sociology of Sport. 2022;58(5):749-64. 

Como citar (ABNT)

ObservaCoI. Observatório Brasileiro de Conflitos de Interesse em Alimentação e Nutrição. Glossário. Rio de Janeiro, 2025. Disponível em: https://observacoi.org.br/glossario. Acesso em: [dia mês abreviado ano – Exemplo: 24 set. 2025].