Lavagem corporativa (Corporate washing)

Conjunto de atividades utilizadas pelos atores comerciais para encobrir práticas negativas com uma imagem mais positiva ou “lavada” por meio de campanhas de publicidade e comunicação (ACT Promoção da Saúde e Idec, 2024). Essas atividades ocorrem quando um ator comercial (ou aliado) aplica mais recursos na publicidade dos seus esforços para alcançar uma causa específica do que em minimizar efetivamente seu impacto negativo na saúde humana e planetária. Seu objetivo é desviar a atenção do público em relação ao real impacto negativo de suas operações e evitar eventuais críticas. São exemplos de lavagem corporativa: blackwashing, bluewashing, gender washing, greenwashing, healthwashing, nutri-washing, pinkwashing, social washing e sportwashing (GHAI, 2021).

Referências:

Como citar (ABNT)

ObservaCoI. Observatório Brasileiro de Conflitos de Interesse em Alimentação e Nutrição. Glossário. Rio de Janeiro, 2025. Disponível em: https://observacoi.org.br/glossario. Acesso em: [dia mês abreviado ano – Exemplo: 24 set. 2025].