Conjunto de atividades utilizadas pelos atores comerciais para encobrir práticas negativas com uma imagem mais positiva ou “lavada” por meio de campanhas de publicidade e comunicação (ACT Promoção da Saúde e Idec, 2024). Essas atividades ocorrem quando um ator comercial (ou aliado) aplica mais recursos na publicidade dos seus esforços para alcançar uma causa específica do que em minimizar efetivamente seu impacto negativo na saúde humana e planetária. Seu objetivo é desviar a atenção do público em relação ao real impacto negativo de suas operações e evitar eventuais críticas. São exemplos de lavagem corporativa: blackwashing, bluewashing, gender washing, greenwashing, healthwashing, nutri-washing, pinkwashing, social washing e sportwashing (GHAI, 2021).
Referências:
- INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (IDEC); ACT PROMOÇÃO DA SAÚDE. Dossiê Big Food 2.0: como a indústria interfere em políticas de alimentação. São Paulo: Idec; 2024. Disponível em: https://naoengulaessa.org.br/wp-content/uploads/2025/03/dossie-big-food-v2.pdf
- Global Health Advocacy Incubator (GHAI). Behind the labels: Big Food’s war on healthy food policies [Internet]; nov 2021 [cited 2025 Mar 27]. Disponível em: https://assets.advocacyincubator.org/uploads/upp-2021/Behind_the_Labels_Report_pt.pdf?_gl=1*1vyfvbp*_gcl_au*NjE2Nzc2MzkzLjE3NDI5MzM3MDQ