Social washing

Ações em que os atores comerciais se comprometem com questões sociais, como os direitos humanos e trabalhistas, para apresentar ao público uma boa imagem visando ampliar a venda de seus produtos e serviços ao mesmo tempo em que possuem um modelo de negócios que contradiz essas ações e não enfrenta estruturalmente as questões sociais (GHAI, 2021; ACT Promoção da Saúde e Idec, 2022, 2024).

Para conhecer outras ações semelhantes, ver Lavagem corporativa.

Referências:

  • INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (IDEC); ACT PROMOÇÃO DA SAÚDE. Dossiê Big Food: como a indústria interfere em políticas de alimentação. São Paulo: Idec; 2022. Disponível em: https://naoengulaessa.org.br/wp-content/uploads/2025/03/dossie-big-food-v1.pdf
  • INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (IDEC); ACT PROMOÇÃO DA SAÚDE. Dossiê Big Food 2.0: como a indústria interfere em políticas de alimentação. São Paulo: Idec; 2024. Disponível em: https://naoengulaessa.org.br/wp-content/uploads/2025/03/dossie-big-food-v2.pdf
  • Global Health Advocacy Incubator (GHAI). Behind the labels: Big Food’s war on healthy food policies [Internet]; nov 2021 [cited 2025 Mar 27]. Disponível em: https://assets.advocacyincubator.org/uploads/upp-2021/Behind_the_Labels_Report_pt.pdf?_gl=1*1vyfvbp*_gcl_au*NjE2Nzc2MzkzLjE3NDI5MzM3MDQ

Como citar (ABNT)

ObservaCoI. Observatório Brasileiro de Conflitos de Interesse em Alimentação e Nutrição. Glossário. Rio de Janeiro, 2025. Disponível em: https://observacoi.org.br/glossario. Acesso em: [dia mês abreviado ano – Exemplo: 24 set. 2025].