Ações em que os atores comerciais se demonstram engajados nas pautas de apoio à igualdade de gênero e do direito da comunidade LGBTQIAPN+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, não-binários e outras identidades e orientações sexuais), para promover e comercializar produtos e serviços ao mesmo tempo em que realizam negócios que contradizem essas ações e não enfrentam a questão estruturalmente (GHAI, 2021; Gois, 2021). Também conhecido como Rainbow washing.
Para conhecer outras ações semelhantes, ver Lavagem corporativa.
Referências:
- Global Health Advocacy Incubator (GHAI). Behind the labels: Big Food’s war on healthy food policies [Internet]; nov 2021 [cited 2025 Mar 27]. Disponível em: https://assets.advocacyincubator.org/uploads/upp-2021/Behind_the_Labels_Report_pt.pdf?_gl=1*1vyfvbp*_gcl_au*NjE2Nzc2MzkzLjE3NDI5MzM3MDQ
- Global Health Advocacy Incubator (GHAI). Industry Narratives: How ultra-processed food and beverage companies undermine healthy food policies to protect their corporate image [Internet]; nov 2021 [cited 2025 Mai 27]. Disponível em: https://assets.advocacyincubator.org/uploads/2021/07/2021_06_alert_en.pdf
- Gois P, de Moura Ferraz J. Introdução ao pinkwashing. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração [Internet]. 2021;15(2):88-103.