Ações em que os atores comerciais promovem seus produtos e/ou serviços por meio do uso de discursos, anúncios, publicidades e propagandas com promessas ecologicamente e/ou ambientalmente responsáveis, sustentáveis, e similares para criar uma imagem de responsabilidade ambiental por meio de alegações enganosas ou exageradas sobre seu compromisso com questões ambientais (Netto et al., 2020; Politize, 2020; GHAI, 2021; ACT Promoção da Saúde e Idec, 2022, 2024).
Para conhecer outras ações semelhantes, ver Lavagem corporativa.
Referências:
- INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (IDEC); ACT PROMOÇÃO DA SAÚDE. Dossiê Big Food 2.0: como a indústria interfere em políticas de alimentação. São Paulo: Idec; 2024. Disponível em: https://naoengulaessa.org.br/wp-content/uploads/2025/03/dossie-big-food-v2.pdf
- Global Health Advocacy Incubator (GHAI). Behind the labels: Big Food’s war on healthy food policies [Internet]; nov 2021 [cited 2025 Mar 27]. Disponível em: https://assets.advocacyincubator.org/uploads/upp-2021/Behind_the_Labels_Report_pt.pdf?_gl=1*1vyfvbp*_gcl_au*NjE2Nzc2MzkzLjE3NDI5MzM3MDQ
- Netto SVF, Sobral MFF, Ribeiro ARB, Soares GRL. Concepts and forms of greenwashing: A systematic review. Environmental Sciences Europe. 2020;32(19).
- Politize. Greenwashing: o que significa esse termo?. 2020 Disponível em: https://www.google.com/url?q=https://www.politize.com.br/greenwashing-o-que-e/&sa=D&source=docs&ust=1747613944692966&usg=AOvVaw0kEyefOFoYO3R7nLq4U6KF