São realizadas por atores comerciais, baseadas nos seus modelos de negócios e estratégias de crescimento, para favorecer politicamente, promover, divulgar e vender produtos e/ou serviços (Brasil, 1990; Lacy-Nichols et al., 2023; Burgess et al., 2024). Essas ações podem ser agrupadas em sete domínios: práticas políticas; de modelagem de preferência e percepções; de responsabilidade social corporativa; econômicas; de produção ou venda de produtos e serviços; de emprego; e ambientais (Lacy-Nichols et al., 2023; Burgess et al., 2024).
Referências:
- Brasil. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Brasília: Ministério da Justiça, 1990.
- LACY-NICHOLS, J.; NANDI, S.; MIALON, M.; et al. Conceptualising commercial entities in public health: beyond unhealthy commodities and transnational corporations. The Lancet, v. 401, n. 10383, p. 1214-1228, 2023. DOI: 10.1016/S0140-6736(23)00012-0.
- BURGESS, R.; NYHAN, K.; FREUDENBERG, N.; RANSOME, Y. Corporate activities that influence population health: a scoping review and qualitative synthesis to develop the HEALTH-CORP typology. Globalization and Health, v. 20, n. 1, art. 77, 2024. DOI: 10.1186/s12992-024-01082-4.