Ações em que os atores comerciais buscam induzir uma percepção de que um produto alimentício ultraprocessado é saudável, sem melhorar a qualidade do produto e, assim, trazem a ideia de que o ator comercial pode representar uma voz legítima nas questões de saúde pública (Peloza, 2015; GHAI, 2021).
Para conhecer outras ações semelhantes, ver Lavagem corporativa.
Referências:
- Global Health Advocacy Incubator (GHAI). Behind the labels: Big Food’s war on healthy food policies [Internet]; nov 2021 [cited 2025 Mar 27]. Disponível em: https://assets.advocacyincubator.org/uploads/upp-2021/Behind_the_Labels_Report_pt.pdf?_gl=1*1vyfvbp*_gcl_au*NjE2Nzc2MzkzLjE3NDI5MzM3MDQ
- Global Health Advocacy Incubator (GHAI). Industry Narratives: How ultra-processed food and beverage companies undermine healthy food policies to protect their corporate image [Internet]; nov 2021 [cited 2025 Mai 27]. Disponível em: https://assets.advocacyincubator.org/uploads/2021/07/2021_06_alert_en.pdf
- Peloza, J., Ye, C., & Montford, W. J. (2015). When Companies Do Good, Are Their Products Good for You? How Corporate Social Responsibility Creates a Health Halo. Journal of Public Policy & Marketing, 34(1), 19-31.