Determinantes Sociais da Saúde – DSS

Amplamente definidos como as circunstâncias em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, e o acesso destas a poder, dinheiro e recursos. Estes exercem uma forte influência nas desigualdades em saúde. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde conceituou o termo determinantes sociais da equidade em saúde (do inglês The social determinants of health equity) como os fatores sociais que dão origem à posição social e à associação entre posição social, acesso a poder, dinheiro e recursos, e saúde. Incluem as condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, juntamente com determinantes estruturais, como as regras formais e informais de sistemas e instituições (incluindo sistemas econômicos e determinantes comerciais), políticas, cultura e valores (incluindo classismo, racismo, sexismo, etarismo, capacitismo, xenofobia e homofobia). São influenciados pelo contexto histórico e operam ao longo da vida. Os fatores sociais são condicionados por seu ambiente físico e tecnológico, e as mudanças nesses ambientes são importantes restrições ou facilitadores da mudança social.

Referências:

Enquadramento

Forma como as partes interessadas definem e evidenciam uma realidade ou um problema de modo a orientar e influenciar uma tomada de decisão (Harrisson et al., 2024).

Referências:

  • Harrison E, Petticrew M, Burns R, van Schalkwyk MCI, Hawkins B. Tobacco industry narratives of e-cigarette use in the UK: a qualitative framing analysis. Health Promot Int. 2024;1;39(6):daae161.